REPROGRAME SEU CÉREBRO E SEJA FELIZ!

RePROGRAMANDO

O REPROGRAMANDO tem o objetivo de debater os problemas gerados pela programação cerebral negativa na vida das pessoas, trazendo soluções e caminhos que podem ser seguidos por pessoas comprometidas com a metodologia através de técnicas de Reprogramação Cerebral ensinadas pela Psicóloga e apaixonada pelo estudo da Neurociência, Sylvia Pabst.

Disponível nas seguintes plataformas:

Este Blog faz parte do website de Sylvia Pabst Neuropsicóloga

Por que ensinar tarefas para as crianças trará benefícios para suas vidas?

10/06/2020

As crianças adquirem imensos benefícios quando ensinamos as tarefas para elas, a partir de uma determinada idade, todas elas, meninos e meninas podem começar a ajudar nas tarefas de casa.

Vamos ver por faixa de idade o que as crianças podem fazer e ajudar?

  • 2 a 3 anos

Guardar brinquedos e livros, tirar e colocar coisas na mesa que não quebrem, guardar e arrumar os sapatos, colocar a roupa suja no cesto, limpar pequenas superfícies, tirar a própria roupa.

  • 4 a 5 anos

Arrumar a cama, ajudar a separar o lixo e aprender sobre reciclagem, guardar roupas, secar e guardar louças que não quebram, ajudar a colocar e tirar a mesa, tirar o pó das coisas, regar as plantas, ajudar a cuidar e alimentar os animais de estimação.

  • 6 a 8 anos

Lavar e guardar a louça, por e tirar a mesa, ajudar a varrer a casa, dobrar e guardar as roupas, ajudar a pendurar as roupas no varal, lavar o quintal ou a varanda, guardar compras, separar a roupa suja por cor para colocar para lavar, escrever a lista de compras.

  • 9 a 11 anos

Preparar lanches, limpar móveis e armários, trocar roupa de cama, cuidar dos animais, ajudar a preparar a comida, lavar ou limpar as janelas, fazer a lista de compras, lavar o carro.

  • 12 a 14 anos

Limpar o banheiro, passar pano no chão, cuidar das plantas, cuidar dos irmãos mais novos, preparar pequenas refeições, colocar roupa na máquina para lavar, fazer compras pequenas, arrumar a geladeira.

Outras coisas que vocês, enquanto pais, acreditarem ser importante para ensinar a seus filhos a desenvolverem essas habilidades de vida, será sempre bem vindo. Todas essas coisas que vamos ensinando a criança a fazer, vai ajudá-la em várias áreas da vida dela.

Vamos entender então quais são esses benefícios:

  • Responsabilidade

É muito importante quando as crianças experimentam sentimentos de responsabilidade através de tarefas que podemos atribuir a elas. Elas se sentirão importantes quando passamos algumas tarefas dentro de um período de tempo limite ajustado às suas idades. Assim também entendem que precisam ter a responsabilidade de terminá-las. Esse sentimento de responsabilidade favorecerá tornarem-se pessoas com maior probabilidade de serem bem-sucedidas;

  • Competências básicas de vida

Conforme as crianças vão crescendo é importante que aprendam a lidar com as tarefas básicas do dia-a-dia como arrumar a cama, pôr a mesa, dobrar a roupa, varrer ou passar um pano no chão, são tarefas que ajudarão a prepará-las para a vida adulta. Existem tarefas específicas para cada faixa de idade e de acordo com o grau de maturidade de cada criança;

  • Limpeza e organização

Sabemos que grande parte do aprendizado da criança é adquirido com o nosso exemplo, portanto se somos organizados e cuidamos para que o ambiente esteja limpo, respeitemos o não jogar lixo no chão, estamos ensinando que isso é uma forma de viver pensando no coletivo e ajudando no próprio bem-estar da convivência familiar. Estaremos com isso, também ensinando que um ambiente organizado e limpo é mais agradável de estar, trabalhar, estudar e descansar.

  • Autonomia e independência

É mais do que normal os pais quererem ajudar e proteger seus filhos, porém, nem toda ajuda é ajuda e proteger demais desenvolvemos dependência emocional, insegurança e falta de autoconfiança na criança. Conforme as crianças vão crescendo podemos ir permitindo a independência e autonomia delas, ensinamos como fazer e permitimos que tentem. Logicamente que num primeiro momento vai sair tudo de forma esquisita, mas é a persistência e a prática que leva à excelência.

  • Trabalho em equipe

Da mesma forma que se seu filho vê você fazendo e ajudando as coisas em casa, não sobrecarregando apenas uma única pessoa, ele aprenderá que o trabalho em equipe é prazeroso e importante em função de um objetivo comum a todos, e o resultado acaba sendo muito mais positivo e que as coisas podem ser concluídas de forma mais rápida quando todos ajudam. Podendo todos, também, fazerem outras coisas que lhes agradem.

  • Consistência

Quando as crianças têm uma rotina em suas atividades e tarefas, tudo flui de forma mais tranquila e elas aprendem que a rotina ajuda na organização, faz com que os dias sejam menos agitados, pois já se pode antecipar o que precisará ser feito diminuindo um estresse desnecessário. Incluir algumas tarefas na rotina como molhar as plantas ou colocar comida para o animal de estimação, caso haja, ajuda no senso de responsabilidade diante os outros, tornando-as mais empáticas e socialmente mais aptas.

  • Autoestima

Quando a criança consegue dar conta de uma tarefa, a sensação de satisfação é muito grande, se parabenizamos ou elogiamos, aumenta mais ainda esse prazer de satisfação e isso vai motivá-la a continuar querendo fazer, inspirando-a, inclusive, a se arriscar fazer outras tarefas que ainda não havia feito ou tentado e, dessa maneira alimentamos a autoestima da criança fazendo com que se sinta confiante e segura para continuar fazendo.

Não fique com pena de seu filho, você não estará explorando, ao contrário, estará o preparando para a vida e a ser uma pessoa que não se encostará nos outros e ficará esperando que façam tudo para ele.

Leia também: Como falar com as crianças sobre a perda de um ente querido?

Como falar com as crianças sobre a perda de um ente querido?

 


sylvi-01-quadrada

Sylvia Pabst

Psicóloga de formação com especialização em Neuropsicologia,
Neuropedagogia e
Neuroeducação.
Professora na área de:
Neurociências,
Neuropedagogia e Psicologia.
Supervisora de recém formados e estagiários em Psicologia.
Mais de 25 anos trabalhando com desenvolvimento humano.

Quer receber conteúdo via Whatsapp?

NOSSAS DICAS E SUGESTÕES PARA FAZER O SEU DIA MELHOR!

Inscreva-se em Nosso Canal no Youtube

O NOSSO CANAL DE NEUROPSICOLOGIA COM
VÍDEOS COMPLETOS!

CURTA NOSSA FANPAGE

BAIXE E-BOOKS GRÁTIS COM JOGOS COGNITIVOS & SÉRIES SOBRE NEUROPSICOLOGIA

SIGA o Canal no Telegram 

Neuropsicologia, Neurociência, Psicologia, Desenvolvimento Humano.

E-book Grátis

Por que exercitar o cérebro é a maneira mais eficiente de combater o estresse da quarentena?

MAIS DE 40 EXERCÍCIOS PARA TE MOTIVAR, ANIMAR E RELAXAR.

sylvia-pabst-capa-ebook-atividades-cognitivas-em-tempos-de-covid-19

Podcasts

A intenção de aprender com e no relacionamento

Receba conteúdo do blog em seu e-mail!

Coloque seus melhores contatos aqui
Fique tranquilo. Eu também detesto spans!

          © 2020. Sylvia Pabst. Todos os direitos reservados.