O REPROGRAMANDO tem o objetivo de debater os problemas gerados pela programação cerebral negativa na vida das pessoas, trazendo soluções e caminhos que podem ser seguidos por pessoas comprometidas com a metodologia através de técnicas de Reprogramação Cerebral ensinadas pela Psicóloga e apaixonada pelo estudo da Neurociência, Sylvia Pabst.
10/06/2020
As crianças adquirem imensos benefícios quando ensinamos as tarefas para elas, a partir de uma determinada idade, todas elas, meninos e meninas podem começar a ajudar nas tarefas de casa.
Guardar brinquedos e livros, tirar e colocar coisas na mesa que não quebrem, guardar e arrumar os sapatos, colocar a roupa suja no cesto, limpar pequenas superfícies, tirar a própria roupa.
Arrumar a cama, ajudar a separar o lixo e aprender sobre reciclagem, guardar roupas, secar e guardar louças que não quebram, ajudar a colocar e tirar a mesa, tirar o pó das coisas, regar as plantas, ajudar a cuidar e alimentar os animais de estimação.
Lavar e guardar a louça, por e tirar a mesa, ajudar a varrer a casa, dobrar e guardar as roupas, ajudar a pendurar as roupas no varal, lavar o quintal ou a varanda, guardar compras, separar a roupa suja por cor para colocar para lavar, escrever a lista de compras.
Preparar lanches, limpar móveis e armários, trocar roupa de cama, cuidar dos animais, ajudar a preparar a comida, lavar ou limpar as janelas, fazer a lista de compras, lavar o carro.
Limpar o banheiro, passar pano no chão, cuidar das plantas, cuidar dos irmãos mais novos, preparar pequenas refeições, colocar roupa na máquina para lavar, fazer compras pequenas, arrumar a geladeira.
Outras coisas que vocês, enquanto pais, acreditarem ser importante para ensinar a seus filhos a desenvolverem essas habilidades de vida, será sempre bem vindo. Todas essas coisas que vamos ensinando a criança a fazer, vai ajudá-la em várias áreas da vida dela.
É muito importante quando as crianças experimentam sentimentos de responsabilidade através de tarefas que podemos atribuir a elas. Elas se sentirão importantes quando passamos algumas tarefas dentro de um período de tempo limite ajustado às suas idades. Assim também entendem que precisam ter a responsabilidade de terminá-las. Esse sentimento de responsabilidade favorecerá tornarem-se pessoas com maior probabilidade de serem bem-sucedidas;
Conforme as crianças vão crescendo é importante que aprendam a lidar com as tarefas básicas do dia-a-dia como arrumar a cama, pôr a mesa, dobrar a roupa, varrer ou passar um pano no chão, são tarefas que ajudarão a prepará-las para a vida adulta. Existem tarefas específicas para cada faixa de idade e de acordo com o grau de maturidade de cada criança;
Sabemos que grande parte do aprendizado da criança é adquirido com o nosso exemplo, portanto se somos organizados e cuidamos para que o ambiente esteja limpo, respeitemos o não jogar lixo no chão, estamos ensinando que isso é uma forma de viver pensando no coletivo e ajudando no próprio bem-estar da convivência familiar. Estaremos com isso, também ensinando que um ambiente organizado e limpo é mais agradável de estar, trabalhar, estudar e descansar.
É mais do que normal os pais quererem ajudar e proteger seus filhos, porém, nem toda ajuda é ajuda e proteger demais desenvolvemos dependência emocional, insegurança e falta de autoconfiança na criança. Conforme as crianças vão crescendo podemos ir permitindo a independência e autonomia delas, ensinamos como fazer e permitimos que tentem. Logicamente que num primeiro momento vai sair tudo de forma esquisita, mas é a persistência e a prática que leva à excelência.
Da mesma forma que se seu filho vê você fazendo e ajudando as coisas em casa, não sobrecarregando apenas uma única pessoa, ele aprenderá que o trabalho em equipe é prazeroso e importante em função de um objetivo comum a todos, e o resultado acaba sendo muito mais positivo e que as coisas podem ser concluídas de forma mais rápida quando todos ajudam. Podendo todos, também, fazerem outras coisas que lhes agradem.
Quando as crianças têm uma rotina em suas atividades e tarefas, tudo flui de forma mais tranquila e elas aprendem que a rotina ajuda na organização, faz com que os dias sejam menos agitados, pois já se pode antecipar o que precisará ser feito diminuindo um estresse desnecessário. Incluir algumas tarefas na rotina como molhar as plantas ou colocar comida para o animal de estimação, caso haja, ajuda no senso de responsabilidade diante os outros, tornando-as mais empáticas e socialmente mais aptas.
Quando a criança consegue dar conta de uma tarefa, a sensação de satisfação é muito grande, se parabenizamos ou elogiamos, aumenta mais ainda esse prazer de satisfação e isso vai motivá-la a continuar querendo fazer, inspirando-a, inclusive, a se arriscar fazer outras tarefas que ainda não havia feito ou tentado e, dessa maneira alimentamos a autoestima da criança fazendo com que se sinta confiante e segura para continuar fazendo.
Não fique com pena de seu filho, você não estará explorando, ao contrário, estará o preparando para a vida e a ser uma pessoa que não se encostará nos outros e ficará esperando que façam tudo para ele.
Leia também: Como falar com as crianças sobre a perda de um ente querido?
Sylvia Pabst
Psicóloga de formação com especialização em Neuropsicologia,
Neuropedagogia e
Neuroeducação.
Professora na área de:
Neurociências,
Neuropedagogia e Psicologia.
Supervisora de recém formados e estagiários em Psicologia.
Mais de 25 anos trabalhando com desenvolvimento humano.
NOSSAS DICAS E SUGESTÕES PARA FAZER O SEU DIA MELHOR!
O NOSSO CANAL DE NEUROPSICOLOGIA COM
VÍDEOS COMPLETOS!
BAIXE E-BOOKS GRÁTIS COM JOGOS COGNITIVOS & SÉRIES SOBRE NEUROPSICOLOGIA
Neuropsicologia, Neurociência, Psicologia, Desenvolvimento Humano.
A intenção de aprender com e no relacionamento