O REPROGRAMANDO tem o objetivo de debater os problemas gerados pela programação cerebral negativa na vida das pessoas, trazendo soluções e caminhos que podem ser seguidos por pessoas comprometidas com a metodologia através de técnicas de Reprogramação Cerebral ensinadas pela Psicóloga e apaixonada pelo estudo da Neurociência, Sylvia Pabst.
30/12/2019
Enganou-se quem pensou que são os pais. O melhor amigo do seu filho é o aprendizado. Como assim? É a partir do aprendizado que a criança vai aprender a se desenvolver, ganhar autonomia e independência.
No começo, o bebê vai se desenvolver a partir do estímulo que recebe, a voz do pais, carinho, aconchego, os estímulos que vão sendo dados. Conforme vai crescendo, vai aprendendo a interagir cada vez mais e começa a fase do brincar.
A criança que não brinca não se desenvolve saudavelmente. Querer que seu pequeno tenha uma agenda e tarefas de um mini-executivo leva a um estresse desnecessário, não só para criança mas para a pessoa que corre de um lado para outro para cumprir com horários. Isso não quer dizer que a criança não tenha que ter responsabilidades, mas de acordo com sua idade, sem exageros.
A criança precisa ser criança, brincar para crescer. É através do brincar que a criança aprende a se conhecer e perceber o mundo ao seu redor e ganhar novas habilidades para um bom desenvolvimento. Será por meio das brincadeiras que a criança vai experimentar o novo, ultrapassar obstáculos, enfrentar desafios, lidar com frustrações. Será na brincadeira que a criança aprenderá a explorar o ambiente, com o próprio corpo, lidar com suas emoções e com todo um contexto social que está ao seu redor, o que estimulará mais exploração dando-lhe prazer e gratificação e, caso haja frustração, cabe a nós adultos ensinar a ultrapassá-la, não desistindo e não se encolhendo ou se isolando.
Brincar contribui de forma fundamental para o desenvolvimento cognitivo, físico, psicológico e social da criança. Portanto, estimulem as brincadeiras ao ar livre, com brinquedos educativos que desafiem e estimulem em seus filhos o prazer do querer crescer, além de ser muito prazeroso para toda a família.
Algumas dicas de brincadeiras para estimular o aprendizado, fortalecer vínculos de afeto, criar memórias e, logicamente, divertir-se muito com sua criança:
1- Sobre o pés – estimula o vínculo e a coordenação motora. Estimule o seu filho a pisar sobre o peito de seus pés e abraçar suas pernas. Segure-o pelo ombro e conduza a caminhada com passos para frente, para trás, para um lado e para outro.
2- Passa anel – estimula a atenção da criança a detalhes. Quem está na roda passa as mãos unidas por entre a mão de cada participante, transferindo o objeto para a mão de outra pessoa. Após passar por todas as pessoas escolhe uma pessoa /criança para adivinhar com quem está o anel.
3- Jogo do sério – fortalece os laços afetivos e a capacidade de concentração – sentado de frente um para o outro, olhando olho nos olhos, quem fica mais tempo sem rir.
4- Quem é essa pessoa? – estimula os sentidos táteis, memória e concentração – com uma venda nos olhos, a criança precisa adivinhar quem está à sua frente apenas pelo tato.
5- Continuando a história – estimula a imaginação, atenção, criatividade e memória. Alguém começa uma história até um determinado ponto, o próximo continua até outro ponto e passar a vez para outro. Ao final pode-se pedir para dizer o que entendeu da história ou recontá-la, ou ainda, dizer qual a parte que mais gostou.
Sylvia Pabst
Psicóloga de formação com especialização em Neuropsicologia,
Neuropedagogia e
Neuroeducação.
Professora na área de:
Neurociências,
Neuropedagogia e Psicologia.
Supervisora de recém formados e estagiários em Psicologia.
Mais de 25 anos trabalhando com desenvolvimento humano.
NOSSAS DICAS E SUGESTÕES PARA FAZER O SEU DIA MELHOR!
O NOSSO CANAL DE NEUROPSICOLOGIA COM
VÍDEOS COMPLETOS!
BAIXE E-BOOKS GRÁTIS COM JOGOS COGNITIVOS & SÉRIES SOBRE NEUROPSICOLOGIA
Neuropsicologia, Neurociência, Psicologia, Desenvolvimento Humano.
A intenção de aprender com e no relacionamento