REPROGRAME SEU CÉREBRO E SEJA FELIZ!

RePROGRAMANDO

O REPROGRAMANDO tem o objetivo de debater os problemas gerados pela programação cerebral negativa na vida das pessoas, trazendo soluções e caminhos que podem ser seguidos por pessoas comprometidas com a metodologia através de técnicas de Reprogramação Cerebral ensinadas pela Psicóloga e apaixonada pelo estudo da Neurociência, Sylvia Pabst.

Disponível nas seguintes plataformas:

Este Blog faz parte do website de Sylvia Pabst Neuropsicóloga

Recomeçar: uma escolha de vida

09/03/2020

A cada dia quando abrimos os olhos temos duas escolhas: continuar levando a vida da mesma forma ou olhar como uma forma de se renovar, de fazer diferente, de ser melhor do que no dia anterior. E essa escolha é de única e total responsabilidade nossa.

Quantas situações são vivenciadas que pensamos que chegamos ao fundo do poço e nos vemos sem saída, ou mesmo rodando em círculos? E ainda, achar que já está velho demais ou não tem tempo para aproveitar a vida? Independente da idade e do momento que estamos vivendo, a vida está sempre nos desafiando a sair da zona de conforto, até porque nosso objetivo não é ficar estagnado e sim evoluir. Alguns sabem aproveitar com sabedoria cada momento vivido, inclusive os ruins, pois vê neles a possibilidade de continuar em seu processo de autodescoberta e de crescimento. Outros se lamentam mais e ficam amarrados ao problema ou ao fato ocorrido, retroalimentando suas dores. Se conseguimos olhar com o olhar da transformação e da renovação, todas as situações poderão ser brindadas uma vez que, enquanto estivermos vivos, temos a possibilidade de novos recomeços que nos permitem escolhermos outros caminhos, que por sua vez, poderão ser mudados toda vez que houver necessidade para então, alcançar novos fins, que só serão fins no dia que nosso coração não bater mais. Portanto, renovar-se faz parte do processo de viver de todas as pessoas.

“Quem vive de passado é museu”

Você se percebe resiliente para recomeçar quando as coisas não vão bem? É capaz de apesar da dor, conseguir transformar o amargo ou azedo em doce? Esse é o verdadeiro segredo da resiliência, transformar o ruim em algo possível de continuar, mesmo que não consiga transformar em doce, permita-se se adaptar, deixar ir, de verdade, o que não está fazendo bem, o que não acrescenta mais. Há tantas pessoas que ficam presas às coisas, às mágoas, não se permitindo ao novo, ao recomeço. O velho ditado já diz “quem vive de passado é museu”. Sabemos que muitas coisas não ressignificadas, estão apenas no passado cronológico, porém continuam torturando no presente. Se não permitirmos virar passado, só nos ferimos mais. O passado deve servir de referência, aprendizado e não direção e caminho de vida. Também sabemos que nem sempre poderemos voltar atrás, por isso, também precisamos estar bem conscientes do que faremos, do que dissermos e de como agiremos, porém, apesar do erro ou da dor, é possível começar de onde parou. Assim, podemos dizer também que o recomeço jamais será atraso de vida e sim avanço, seguimos adiante buscando um dia de cada vez em busca da felicidade, da paz e da calma interior que todos nós merecemos.

Finais doem. Recomeços curam

Permita-se um tempo para respirar. Faça uma pausa para se renovar e se reinventar, mude seu caminho, se for necessário, porém jamais permita mudar sua essência. Não fique tentando esquecer porque nada fixa mais na nossa mente do que a vontade de esquecer algo. Quanto mais você repete, coloca atenção no que te aconteceu, mais você mostra para o seu cérebro que aquilo é importante e que não pode ser esquecido. O resultado disso? Rodar em círculos e se afundar na dor. Deixe ir o que precisa realmente ir. Coloque um ponto final no que precisa. Finais doem, recomeços curam.

Sabemos que recomeçar é necessário e importante, também sabemos que nem sempre é fácil recomeçar, ainda mais dependendo do que nos machucou e do quanto a ferida ainda está aberta. Feridas precisam ser cicatrizadas e não cicatrizamos deixando para lá. Cicatrizamos falando sobre o que nos machucou, elaborando e dando um novo significado, tentando entender o que houve para ter acontecido o que aconteceu. Às vezes pode ter sido um descuido ou descaso nosso, às vezes é a vida nos colocando à prova para testar nossa força e nossa resistência e até onde deixaremos as nossas emoções primitivas falarem mais alto. Portanto, tudo tem o objetivo do nosso amadurecimento, de nos tornar mais resistentes, confiantes e seguros e, recomeçar é fazer as coisas novamente de outra maneira, é virar a folha e seguir adiante e até se afastar se for necessário. O importante é aquilo que te machucou parar de te machucar a ponto que você se lembre do que ouve, porém aquilo não te dói e nem te consome energia mais.

Pare de rodar em círculos

Pense em um novo projeto, reinvente-se e recomece. Lembra da história da lagarta? Justamente quando ela achava que tudo havia acabado, foi justamente que tudo se transformou e ela recomeçou em forma de borboleta. Às vezes é preciso se quebrar de alguma forma para então ressignificar e ficar inteiro novamente. Às vezes perdemos o chão, mas a partir disso, coisas maravilhosas acontecem que jamais aconteceriam se tudo estivesse da mesma forma e assim, recomeçamos. E, os recomeços acontecem quando deixamos de lado velhas lembranças, paramos de rodar em círculos e nos concentramos em nos permitir viver novas experiências.

Faça uma pausa, se dê um tempo e avalia até quando vai querer gastar energia remoendo algo que já aconteceu (isso te faz ficar preso ao passado), ficar com medo de tentar novamente (isso te impede de viver o presente porque você fica preso ao “e se” e “será que”), permita-se o agora e siga um dia de cada vez, mas siga. E, se nesse seu seguir as coisas não fluírem como gostaria, reflita o que ainda precisa ser modificado. As frustrações fazem parte da vida e são elas que também nos fazem parar para pensar e refletir o que está acontecendo, por que está acontecendo e o que precisa ser feito para encontrarmos a paz e a tranquilidade dentro da gente novamente e como resultado, o sorriso no rosto e os olhos brilhando.

Aja, Comece

Importante pensarmos aqui que recair na tristeza ou reincidir no erro não é recomeço, recair é não aprender a lição que precisou ser aprendida e com isso, a sabedoria Divina nos coloca em novas provas cada vez mais difíceis para ver se a gente aprende. Conhecemos o velho ditado “se você não aprender por amor, vai aprender pela dor”. Por isso, ser tão importante refletirmos sobre o que aconteceu, o que está acontecendo para que então possamos ter atitudes diferentes para alcançar resultados também diferentes, caso contrário, teremos mais do mesmo com mais dor. Desafie-se e pense de que forma você quer se sentir, viver e estar no mundo. Então trabalhe firme nesse seu propósito. É fácil? Não, ninguém está dizendo que é fácil, porém se você quer, você pode e se você pode, você faz. Não se preocupe quanto tempo vá levar, faça, aja, comece!

Pense qual é o seu propósito de vida. O que te faz feliz? O que te deixa em paz? Você sabe o que quer? Sabe para onde ir? Não se contente com qualquer coisa porque qualquer coisa não serve, se servisse você estaria bem e em paz e não precisaria recomeçar. Entre em sintonia com o seu querer, ao final do dia perceba pelo menos 5 coisas que foram positivas no seu dia. Poderia citar mais de 100, sem te conhecer, mas é você que precisa perceber. Essa capacidade reflexiva, de querer recomeçar só depende do seu querer, a vida é sua, portanto quem sente é você.

Dizem que o ignorante não pensa e por isso não sofre. Será que é isso que queremos para nossa vida, ficar na ignorância? Tenho certeza que não. Podemos mudar, ninguém nasceu para ser triste ou infeliz, mas isso depende da nossa postura, do nosso movimento diante a vida, da nossa energia investida em tudo que pensamos, sentimos e agimos.

Siga em frente

“Conhece-te a ti mesmo”, já dizia o filósofo grego Sócrates (479-399 a.C.). Temos a possibilidade e a oportunidade de aprender a todo momento, somos um mundo a ser descobertos que cabe a cada um esse querer. Quanto mais nos conhecemos, mais nos respeitamos, mais nos amamos, mais nos valorizamos, mais seguramos e autoconfiantes nos tornamos. Portanto, respire fundo e siga em frente! Recomece!


sylvi-01-quadrada

Sylvia Pabst

Psicóloga de formação com especialização em Neuropsicologia,
Neuropedagogia e
Neuroeducação.
Professora na área de:
Neurociências,
Neuropedagogia e Psicologia.
Supervisora de recém formados e estagiários em Psicologia.
Mais de 25 anos trabalhando com desenvolvimento humano.

Quer receber conteúdo via Whatsapp?

NOSSAS DICAS E SUGESTÕES PARA FAZER O SEU DIA MELHOR!

Inscreva-se em Nosso Canal no Youtube

O NOSSO CANAL DE NEUROPSICOLOGIA COM
VÍDEOS COMPLETOS!

CURTA NOSSA FANPAGE

BAIXE E-BOOKS GRÁTIS COM JOGOS COGNITIVOS & SÉRIES SOBRE NEUROPSICOLOGIA

SIGA o Canal no Telegram 

Neuropsicologia, Neurociência, Psicologia, Desenvolvimento Humano.

E-book Grátis

Por que exercitar o cérebro é a maneira mais eficiente de combater o estresse da quarentena?

MAIS DE 40 EXERCÍCIOS PARA TE MOTIVAR, ANIMAR E RELAXAR.

sylvia-pabst-capa-ebook-atividades-cognitivas-em-tempos-de-covid-19

Podcasts

A intenção de aprender com e no relacionamento

Receba conteúdo do blog em seu e-mail!

Coloque seus melhores contatos aqui
Fique tranquilo. Eu também detesto spans!

          © 2020. Sylvia Pabst. Todos os direitos reservados.