REPROGRAME SEU CÉREBRO E SEJA FELIZ!

RePROGRAMANDO

O REPROGRAMANDO tem o objetivo de debater os problemas gerados pela programação cerebral negativa na vida das pessoas, trazendo soluções e caminhos que podem ser seguidos por pessoas comprometidas com a metodologia através de técnicas de Reprogramação Cerebral ensinadas pela Psicóloga e apaixonada pelo estudo da Neurociência, Sylvia Pabst.

Disponível nas seguintes plataformas:

Este Blog faz parte do website de Sylvia Pabst Neuropsicóloga

Mitos e Verdades sobre quem têm Asperger

27/01/2020

Hoje quero falar sobre alguns mitos e verdades sobre as pessoas que têm Asperger, uma variância do Transtorno do Espectro Autista, que seria um autismo leve, ou seja, são pessoas que funcionam de forma diferente e são capazes de desenvolverem autonomia e serem independentes em todos os sentidos. É um transtorno do neurodesenvolvimento com base genética e hereditária. Portanto, é um transtorno e não uma doença.

São pessoas que não possuem sentimentos – MITO

Os Aspies têm sentimentos, só não conseguem ou não se sentem à vontade de expressar o que sentem e quando expressam, muitas vezes, podem não ter muito “tato” para falar.

São pessoas que não se socializam – MITO

Os Aspies se socializam do jeito deles. Não são pessoas que amam festas e farras, até porque muito barulho os incomodam pela grande sensibilidade sonora que possuem. Eles gostam de estar com pessoas, a grande questão é que nem sempre os outros entendem que os Aspies dão preferência a falar sobre assuntos que nem sempre agrada a todos por serem assuntos muitas das vezes, mais específicos.

São pessoas repetitivas – VERDADE

Os Aspies gostam de rotina e têm dificuldades com mudanças, principalmente se forem repentinas. Gostam de escutar as mesmas músicas várias vezes sem cansar, voltar num determinado assunto várias vezes, comer as mesmas coisas. Ou seja, seguir uma rotina sempre do mesmo jeito não incomoda a eles, ao contrário, eles dão preferência.

São pessoas literais – VERDADE

Os Aspies levam tudo ao pé da letra. Possuem dificuldade em compreender o abstrato, subjetivo, tendo por isso, dificuldade de perceber quando o outro está brincando, ironizando ou falando sério. Também possuem dificuldade de compreender uma piada por isso quase não riem nas piadas. São pessoas com dificuldade de perceber a maldade e por isso são ingênuos porque acreditam em tudo.

São pessoas inteligentes – VERDADE

Os Aspies possuem habilidades específicas de colocar “inveja” em muitas pessoas. São qualidades únicas em determinadas áreas da vida deles.

São pessoas que se alteram com mudanças em suas rotinas – VERDADE

Os Aspies gostam de suas coisas organizadas e muitas vezes são muito metódicos, por isso que qualquer mudança em suas rotinas, principalmente as repentinas ou mais bruscas, desconcerta eles totalmente. Precisando de um tempo para se organizarem novamente.

São pessoas sem filtro – VERDADE

Os Aspies por serem muito literais e, muitas das vezes terem dificuldade em se colocar no lugar do outro, a não ser que isso seja ensinado, cometem muitos sincericídios. São muito autênticos e verdadeiros, não gostam de coisas erradas.

São pessoas muito sensíveis – VERDADE

Os Aspies têm muita sensibilidade aos sentidos de forma geral: som alto, cores muito fortes, luzes, cheiros ou sabores, por isso acabam não gostando de ficar em certos lugares, comer certas coisas, sentir certos cheiros e, muitas vezes certos toques no corpo.

São pessoas com dificuldade de fazer amigos – VERDADE

Os Aspies, geralmente, preferem estar com pessoas mais velhas e conversam quase que de igual para igual. Por terem preferência por assuntos específicos, restritos e também incomuns, acabam não tendo muitos amigos por não os entenderem e ainda são julgados como esquisitos, chatos e sem graça.

São pessoas que se vitimizam – MITO

Os Aspies não fazem drama e não ficam se vitimizando. Aliás isso, é algo que eles não suportam, até porque tudo que eles menos querem é que os vejam como “coitadinhos”. Quando entram em crise, desespero ou mesmo “bugam” é porque algo aconteceu que os desorganizou completamente e, naquele momento sentem como se ficassem sem chão. Levam um certo tempo para conseguirem colocar o pensamento no lugar novamente. Por isso que alguns, podem ficar agressivos, pendular, se sacudir ou mesmo querer se isolar. Tudo isso na tentativa de se autorregular, se acalmar e conseguir voltar a agir normalmente.

Agora vamos refletir. Se para um adulto, muitas vezes é complicado, imagina para uma criança que ainda está aprendendo sobre si, sobre o mundo e tentar se organizar e se encaixar dentro das cobranças do mundo e das “imposições” que a sociedade coloca, no que é dominado como “normal”.

Ser Asperger não é uma questão de ser bom ou ruim, apenas como foi falado anteriormente, o cérebro funciona de forma diferente em muitos aspectos porque percebe e interpreta o mundo, também, de forma diferente. São pessoas maravilhosas se você souber entender como a mente delas funciona. Para algumas questões será necessária a psicoeducação para que a pessoa Aspie saiba lidar e contornar algumas dificuldades, por outro lado, terão facilidades gigantes de deixar muita gente de boca aberta. Todas as pessoas são capazes de melhorar e se aprimorar quando o outro respeita, ama incondicionalmente e ajuda no alcance dessa qualidade de vida.


sylvi-01-quadrada

Sylvia Pabst

Psicóloga de formação com especialização em Neuropsicologia,
Neuropedagogia e
Neuroeducação.
Professora na área de:
Neurociências,
Neuropedagogia e Psicologia.
Supervisora de recém formados e estagiários em Psicologia.
Mais de 25 anos trabalhando com desenvolvimento humano.

Quer receber conteúdo via Whatsapp?

NOSSAS DICAS E SUGESTÕES PARA FAZER O SEU DIA MELHOR!

Inscreva-se em Nosso Canal no Youtube

O NOSSO CANAL DE NEUROPSICOLOGIA COM
VÍDEOS COMPLETOS!

CURTA NOSSA FANPAGE

BAIXE E-BOOKS GRÁTIS COM JOGOS COGNITIVOS & SÉRIES SOBRE NEUROPSICOLOGIA

SIGA o Canal no Telegram 

Neuropsicologia, Neurociência, Psicologia, Desenvolvimento Humano.

E-book Grátis

Por que exercitar o cérebro é a maneira mais eficiente de combater o estresse da quarentena?

MAIS DE 40 EXERCÍCIOS PARA TE MOTIVAR, ANIMAR E RELAXAR.

sylvia-pabst-capa-ebook-atividades-cognitivas-em-tempos-de-covid-19

Podcasts

A intenção de aprender com e no relacionamento

Receba conteúdo do blog em seu e-mail!

Coloque seus melhores contatos aqui
Fique tranquilo. Eu também detesto spans!

          © 2020. Sylvia Pabst. Todos os direitos reservados.