REPROGRAME SEU CÉREBRO E SEJA FELIZ!

RePROGRAMANDO

O REPROGRAMANDO tem o objetivo de debater os problemas gerados pela programação cerebral negativa na vida das pessoas, trazendo soluções e caminhos que podem ser seguidos por pessoas comprometidas com a metodologia através de técnicas de Reprogramação Cerebral ensinadas pela Psicóloga e apaixonada pelo estudo da Neurociência, Sylvia Pabst.

Disponível nas seguintes plataformas:

Este Blog faz parte do website de Sylvia Pabst Neuropsicóloga

Dar colo para o filho faz mal?

04/06/2020

Muitas pessoas dizem ou palpitam que se dermos colo demais para o filho, que ele vai ficar mimado e depois só vai querer colo o tempo todo.

O que a neurociência e a neuropsicologia têm a dizer sobre isso?

Existe uma grande diferença entre dar colo para acolher, dar amor e carinho e dar colo para “passar a mão na cabeça” ou porque está superprotegendo e vendo o filho como coitadinho, porque tem medo que aconteça alguma coisa.

O colo como forma de acolhimento e proteção libera substâncias tanto no cérebro do acolhedor como do acolhido, capaz de acalmar, de aproximar, de gerar paz e felicidade.

Quando o colo tem a intenção desse acolhimento e desse aconchego não vai gerar nenhum mimo na criança, ao contrário, fará com que a criança se sinta amada, segura, gerando confiança e um vínculo positivo. Se pararmos para refletir, a criança passou 9 meses em um ambiente protegido, quentinho, acolhedor e seguro e quando nasce perde isso tudo? O que geraria na criança? O oposto, não é mesmo!?

Precisamos refletir que para tudo há um momento certo de acontecer. A própria criança vai determinando a não necessidade de colo, justamente por causa da confiança e da segurança, sabendo ainda, que aquele colo estará ali para ela, sempre que sentir uma necessidade. Do contrário, surgirão sentimentos de rejeição, carência, insegurança e incerteza.

Leia também: O impacto do desentendimento do casal na vida dos filhos

sylvia-blog-o-impacto-do-desentendimento-do-casal-na-vida-dos-filhos

O impacto do desentendimento do casal na vida dos filhos

Não acelere a independência do seu filho. Como falei, tudo tem seu tempo certo de acontecer. Confie também na sabedoria dele, que, como também foi dito acima, dará os sinais de suas necessidades ou não.

A criança amadurece com a qualidade do amor, carinho, respeito e segurança que ela vai recebendo desde a gestação. E, a neuropsicologia tem bem claro que, quanto mais segura de si uma criança for, mais independente ela se tornará. E essa base de segurança e confiabilidade é construída desde muito cedo.

Quer saber então quais são os benefícios de um colo?

  1. Afetividade 

    Quando a criança sente o nosso amor, se fortalece e se torna autoconfiante e será capaz, também, de se tornar afetuoso com as outras pessoas.

  2. Proteção 

    Quando a criança se sente acolhida e protegida no colo, consegue se tornar mais fortalecida emocionalmente para o enfrentamento de situações adversas da vida, como o medo, por exemplo. Você desenvolve nela a biologia da coragem.

  3. Alívio de doresO simples fato de, durante um momento de dor física ou emocional, a criança ganhar o colo, vai acalmá-la e fazer com que o cérebro libere endorfinas para o alívio das dores. O calor e o cheiro de quem amamos nos protege e nos deixa seguros.
  4. Ajuda digestiva 

    O colo após cada mamada vai ajudar na digestão e alivia o desconforto digestivo em função de gases ou ar demais que a criança ingere ao mamar.

  5. Estimula o contato e as brincadeiras 

    O colo ajuda a criar e a fortalecer vínculos e desenvolver melhor aptidão para o relacionamento interpessoal futuro, favorecendo melhores relacionamentos.

  6. Diminui ansiedade e depressão 

    Crianças que recebem o colo positivo têm menor tendência para desenvolver problemas de ansiedade e depressão porque o amor, o carinho, a segurança, a proteção e a tranquilidade que são passados através do colo serão registrados na memória da criança e levados para a vida adulta.

Portanto, querem filhos felizes, seguros e confiantes? Deem colo para eles e criem esse vínculo positivo entre vocês!


sylvi-01-quadrada

Sylvia Pabst

Psicóloga de formação com especialização em Neuropsicologia,
Neuropedagogia e
Neuroeducação.
Professora na área de:
Neurociências,
Neuropedagogia e Psicologia.
Supervisora de recém formados e estagiários em Psicologia.
Mais de 25 anos trabalhando com desenvolvimento humano.

Quer receber conteúdo via Whatsapp?

NOSSAS DICAS E SUGESTÕES PARA FAZER O SEU DIA MELHOR!

Inscreva-se em Nosso Canal no Youtube

O NOSSO CANAL DE NEUROPSICOLOGIA COM
VÍDEOS COMPLETOS!

CURTA NOSSA FANPAGE

BAIXE E-BOOKS GRÁTIS COM JOGOS COGNITIVOS & SÉRIES SOBRE NEUROPSICOLOGIA

SIGA o Canal no Telegram 

Neuropsicologia, Neurociência, Psicologia, Desenvolvimento Humano.

E-book Grátis

Por que exercitar o cérebro é a maneira mais eficiente de combater o estresse da quarentena?

MAIS DE 40 EXERCÍCIOS PARA TE MOTIVAR, ANIMAR E RELAXAR.

sylvia-pabst-capa-ebook-atividades-cognitivas-em-tempos-de-covid-19

Podcasts

A intenção de aprender com e no relacionamento

Receba conteúdo do blog em seu e-mail!

Coloque seus melhores contatos aqui
Fique tranquilo. Eu também detesto spans!

          © 2020. Sylvia Pabst. Todos os direitos reservados.